29 de janeiro de 2018

INÉRCIA - TÚNEL DAS ÁRVORES FECHADAS



Os Marvanenses não têm memória curta e por essa razão conhecem bem a história e os seus protagonistas, desde o dia 13 de fevereiro de 2017 até aos dias de hoje, na extensa "novela" das Árvores Fechadas. Os eleitos do Partido Socialista no Governo, Assembleia da República, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia representam os interesses das populações e do seu território e não os interesses pessoais.
Neste sentido, estes eleitos não vão responder directamente ao engenheiro técnico do Município de Marvão - Victor Frutuoso - sujeito aos princípios de isenção e imparcialidade, que, utilizando o horário de trabalho, quis "reescrever a história" no seu facebook pessoal, transformando um assunto que deveria ser de unidade municipal, numa arma de disputa politica.

Na sequência destas declarações do Eng. técnico Victor Frutuoso, funcionário do Município, ex-presidente, ex-chefe de gabinete e candidato a vereador - não eleito - pelo PSD, vimos esclarecer:

1. Esta deveria ser uma causa de todos; sem fugir ao debate político estamos empenhados, desde fevereiro de 2017, em transformar este assunto numa luta de todas as forças políticas do Concelho de Marvão. Com este intuito patrocinamos e divulgamos a iniciativa de cidadania - Petição Pública: VAMOS SALVAR AS ÁRVORES FECHADAS - MARVÃO - cujo 1.º subscritor foi o ex-Presidente do Município, António Moura Andrade. Nessa altura, Eng. Victor Frutuoso não quis assinar essa petição que contou com mais de 2000 subscritores, e resolveu criar outra petição que só teve 1 subscritor (ele próprio). E quando foi chamado para defender a "sua" petição na Assembleia da República fez o mesmo que na reunião de Câmara sobre o Castelo ou na Assembleia municipal sobre o projecto florestal da Junta do Salvador...Faltou!

2. O relatório da audiência, a 17 de maio de 2017, na Assembleia da República reflecte o compromisso do Governo e do Deputado Luís Moreira Testa para procurar soluções sustentáveis para a Alameda de Freixos na E 246-1.

3. Esta deveria ser uma discussão técnica e política. O assunto é de iminência técnica mas é necessária a componente política para gerar a acção identificada pelos técnicos. Por muito que custe ao Eng. Victor Frutuoso, como funcionário do Município de Marvão, terá de respeitar aquilo que a Câmara Municipal delibere sobre o assunto e não deve emitir opiniões técnicas sem respeitar as hierarquias, muito menos em horário de expediente. Ainda neste campo, o dossier das Árvores Fechadas já se assemelha a outros conhecidos até aqui: estudos atrás de estudos e nada de acções pro-activas e preventivas.

4. No mandato anterior foi aprovada uma proposta do Partido Socialista para a classificação cultural do Túnel das Árvores Fechadas, proposta essa que foi aprovada por unanimidade. Oito meses depois esse dossier deu entrada para apreciação e enquanto todos lutamos pela sua aprovação, o Eng. Victor Frutuoso vem dizer que esse é um processo burocrático que não vai manter o património em causa; curiosamente nunca teve, quando tinha responsabilidade na matéria, uma única ideia para travar estas intervenções.

5. Já durante o actual mandato os eleitos do Partido Socialista na Câmara, a 20 de novembro, propuseram a poda, réga gota-a-gota e replantações de Freixos. Para além destas propostas, apresentaram também pedidos de esclarecimento e acompanharam sempre o processo no terreno, juntamente com os eleitos da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha.

6. O Eng. Victor Frutuoso, que tanto criticou a atitude dos seus antecessores, continua a querer governar o Município, esquecendo-se que houve eleições no dia 1 de outubro de 2017, nas quais a população do Concelho de Marvão não o elegeu;

7. O Eng. Vitor Frutuoso vive amargurado por ninguém lhe ter feito uma homenagem pública no final do mandato ou qualquer outro evento de agradecimento. Pois bem, o Partido Socialista agradece os seus préstimos durante 12 anos à frente da Câmara Municipal, mas pedimos que se concentre no seu papel de engenheiro técnico do Município. Teríamos todos a ganhar!

Por fim, informamos toda a população que os Eleitos do Partido Socialista vão continuar, como até aqui, a lutar pela defesa das Árvores Fechadas, independentemente do mediatismo que o assunto possa ter.

A Concelhia do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário